Seguro desportivo

O contrato de seguro que a ATRP celebrou com a Liberty e cujas condições podem ser lidas no documento abaixo, foi resolvido nos termos contratuais pela seguradora. Este facto deveu-se sobretudo ao excesso de sinistros nos anos de actividade desta Associação. A ausência de franquia em seguros desportivos, como era o caso do da ATRP, leva, mais cedo ou mais tarde ao aumento do preço, já que quanto maior é o número de sinistros participados, maior é o risco e menor o interesse das diversas companhias em celebrar contratos sob estes pressupostos. A ausência de franquia cada vez menos é admitida pelas companhias, havendo nesta um factor de moderação de participações de um seguro que deve ser utilizado em caso de acidente.

A ATRP conseguiu após meses de negociação e após múltiplas consultas ao mercado, Nacional e Internacional, um seguro a contratar com a Allianz Portugal, no valor de 15€ por atleta/ano, com as seguintes coberturas:

Morte por Acidente – 27.137,08 Euros 
Invalidez Permanente por Acidente – 27.137,08 Euros
Despesas de Tratamento por Acidente – 4.341,44 Euros (Franquia 90 €/pessoa)
Morte Simultânea da Pessoa Segura e Cônjuge – 15.000,00 Euros
Despesas de Funeral – 5.000,00 Euros
Despesas c/ operações salvamento, busca, transp. sinistrado – 1.000,00 Euros

A idade limite de permanência é de 75 anos. Seguro válido para acidentes em treino ou competição, em Portugal ou no estrangeiro. O seguro deverá ser subscrito no espaço do atleta em my.atrp.pt .

Foi ainda estabelecido um acordo de parceria com a Fisiopartner que permite aos atletas associados da ATRP terem acesso a uma rede de cuidados médicos que acompanhará todo o processo, incluindo apoio na participação e diagnóstico em caso de sinistro. Esta parceria inclui ainda a possibilidade de realização de Exame Médico Desportivo, Fisioterapia e registo de histórico de saúde do atleta, que facilitará o acompanhamento e serviços de saúde na prevenção e tratamento de lesões.

 

A ATRP disponibilizará ainda um Seguro às provas organizadas por Clubes Associados, com as mesmas coberturas, havendo no futuro a possibilidade de descontar o valor do seguro aos atletas que subscrevam a apólice da ATRP.

 

 

 

Documentação (Seguro época 2016):

Seguro Desportivo ATRP – Manual de Procedimentos
Seguro Desportivo ATRP – Condições Gerais
Seguro Desportivo ATRP – Participação de Sinistros

 

Documentos apenas para os seguros em vigor até 31 de Dezembro de 2016.