Inquérito e conclusões - Trail Longo Ecological Azores

O presente relatório e suas conclusões baseia-se num inquérito feito pelo Professor José Brito, tendo considerado para as conclusões apresentadas, o Relatório do Diretor de prova (Bruno Fernandes) e a recolha de informação (por telefone) através de declarações dos atletas intervenientes Luís Fernandes (U.F. Comércio E Indústria Atletismo), Filipe Carneiro (Oralklass - Amigos Do Trail), Robert Serrão (Acd Jardim Da Serra) e do Diretor de prova Bruno Fernandes. O voluntário envolvido não quis prestar declarações. 

A análise e conclusões tem ainda em conta os tempos obtidos pelos atletas nos troços cronometrados(Partida/P2) e (P4/Meta).

RESUMO

Segundo Filipe Carneiro, ao km 11,2 a classificação era:


 1º - Luís Fernandes

 2º - Virgílio Gomes

 3º - Luís Silva

 4º - Filipe Carneiro

 5º - Robert Serrão

 Segundo ainda Filipe Carneiro, ao km 11,2 os atletas (Filipe Carneiro e Robert Serrão) seguiam em linha de vista, cerca de 100/150 metros de distância da liderança;

 Segundo Luís Fernandes os atletas (Filipe Carneiro e Robert Serrão) seguiam em 5º e 6º lugar ao km 11,2;

 Segundo o Relatório de prova a classificação ao km 11,2 era:

 1º - Luís Fernandes

 2º - Virgílio Gomes 

 3º - Filipe Carreiro

 4º - Robert Serrão

 Aos 11,2 km um voluntário dá indicação para o grupo da frente seguir por um percurso não marcado (não balizado), segundo o atleta Luís Fernandes a indicação não foi bem clara e a ordem não foi convincente. Como não conhecia a ilha e o percurso alternativo optou por seguir as fitas, sendo seguido pelos restantes elementos da sua equipa.

 Segundo Filipe Carneiro e Robert Serrão o voluntário abordou os atletas em desespero agarrando-os e dando-lhes indicação para seguirem pelo troço sem fitas.

 Os atletas Filipe Carneiro e Robert Serrão seguiram então pelo estradão até à localidade, sem encontrar qualquer fita. Entretanto encontram o Diretor de prova que lhes dá indicação para regressarem ao ponto onde o voluntário os intercetara. Os atletas frustrados por receberem indicação contrária optaram por questionar (com alguma falta de respeito) se havia forma de regressarem ao percurso sem voltar atrás, tendo então recebido informação de populares que o percurso passava próximo, pelo que tomaram essa opção estando cientes que tinham abandonado o percurso principal (sem ser de forma intencional) e que ao regressarem ao trilho poderiam estar a fazer distância diferente da estabelecida.

 Os atletas regressaram ao trilho antes da passagem pelo posto de controlo 4 - P4 -, tendo passado com cerca de 5 minutos de vantagem nesse mesmo ponto.


 Tempos obtidos no último troço cronometrado (P4 - Meta)

 Filipe Carneiro (FC) - 00:54:17

 Luís Fernandes (LF) - 00:55:15 (+00:58 que FC)

 Virgílio Gomes - 00:57:37 (+03:20 que FC) (+02:22 que LF)

 Robert Serrão - 01:00:07 (+05:30 que FC) (+04:47 que LF)

 No último troço o atleta mais rápido foi Filipe Carneiro, 58s mais rápido que Luís Fernandes, diferença que não é significativa, uma vez que o desgaste físico na abordagem a este troço foi diferente, já que o troço feito pelo atleta Filipe Carneiro no "desvio" foi mais curto cerca de 400 metros e menos técnico, o que justificaria eventualmente maior disponibilidade física.

Assim, e depois de analisados os factos e atendendo que o regulamento da prova previa desqualificação para quem não cumprisse ordens da organização, sejam reintegrados nas classificações os atletas Filipe Carneiro e Robert Serrão, já que mais não fizeram que cumprir indicações de um elemento da organização.
Foi então feito um cálculo das médias de cada troço percorrido pelos atletas, calculando* o parcial em falta utilizando o ritmo/km mais lento dos parciais corridos e feita uma estimativa de tempo do parcial em falta tendo em seguida sido somados os três parciais para a obtenção do tempo final, tendo sido atribuído o tempo final de 2:41:39 ao atleta Filipe Carneiro e 2:47:02 ao atleta Robert Serrão, tendo sido reintegrados na classificação final. 

*Exemplo - 

As classificações finais serão então publicadas com as alterações referidas, tendo estas conclusões sido também subscritas pela organização e direção de corrida.