A ATRP é, por delegação da FPA, a responsável por organizar competições de Trail, bem como de certificar as provas organizadas em território nacional.

O licenciamento de eventos desportivos é da responsabilidade das autarquias.

A ATRP, representante de Portugal, por delegação da Federação Portuguesa de Atletismo nas instâncias internacionais (ITRA) que regulam o trail, parceiros técnicos da IAAF que o tutela enquanto modalidade do atletismo, tem como objectivo a uniformização de critérios de segurança e organização, para que todos os interessados em participar numa prova de trail, saibam quais as organizações que cumprem os requisitos e normas internacionais de boa conduta. Por se desenrolarem maioritariamente em ambientes naturais e por vezes adversos, a ATRP tem como principal preocupação a segurança do atleta, o respeito pelo meio ambiente e pela verdade desportiva.

Assim, as organizações que o queiram podem requerer em https://my.atrp.pt a certificação de qualquer prova que pretendam organizar. Para tal, basta associarem-se à ATRP e iniciar o processo, carregando todos os documentos necessários. Depois de confirmado pelos serviços da ATRP, será emitida uma declaração de certificação e atribuída a categorização respectiva, podendo a partir daí, usar o logo de certificação na comunicação da prova. Será ainda integrada no Calendário ATRP.