5.1. Os Circuitos ATRP – Trail, Trail Ultra, Trail Ultra Endurance e Trail Ultra Endurance XL, decorrem no período da época desportiva (de 1 de Novembro a 31 de Outubro do ano seguinte).
5.2. Por prova serão atribuídos pontos pela Classificação Geral Masculina e Geral Feminina, Equipas Masculinas e Femininas, e por Escalões em cada um dos escalões anteriormente indicados. As classificações são definitivas após o período de reclamação previsto nos regulamentos das provas e não passíveis de alteração após publicação e decorrido o prazo de reclamação no my.atrp. A responsabilidade da correção de classificações é sempre do organizador da prova em causa, não tendo a ATRP qualquer intervenção na relação entre as diversas entidades. Contudo, após eventual apelo, pode a ATRP retificar classificações para eventual reposição da verdade desportiva, devendo publicitar as correções e motivos da intervenção.
5.2.1. Seguindo a prática internacional, às provas dos Circuitos será adicionado um índice de dificuldade com base na categorização utilizada pela ATRP e que pode ser consultado em http://atrp.pt/categorizacao-por-dificuldade/. De acordo com o grau de cada prova serão atribuídos adicionalmente 10, 20, 30 ou 40 pontos a todos os seus finalizadores.
5.2.2. Aos finalizadores das provas “Campeonato Nacional” das diferentes distâncias e das que integrem o circuito “ATRP PRO League”, será atribuída categoria “5”, sendo assim atribuídos adicionalmente 50 pontos a quem as finalize.
5.2.3. O Circuito “ATRP PRO League” decorre no ano civil. Terá regulamento próprio, complementar a este Regulamento Geral, não podendo deste ser dissociado.
5.3. A cada atleta finalizador de cada prova dos Circuitos Nacionais ATRP, é igualmente atribuído um número de pontos obtidos com base no tempo despendido segundo a seguinte fórmula:
5.3.1. Series150: Tempo Vencedor / Tempo Atleta x 150
5.3.2. Series100: Tempo Vencedor / Tempo Atleta x 100
5.4. Um bónus adicional de pontos é atribuído ao “Top20” da classificação individual em cada corrida, segundo a tabela de Pontuação pela Competitividade:

Exemplo para uma prova de “Series150”:
Pontuação Total = Pontuação Tempo + Pontuação Competitividade
