15.1. Os Campeonatos Nacionais por Equipas ocorrerão numa prova única.
15.2. O Campeonato Nacional de Equipas é um título coletivo por género, a disputar pelas Equipas associadas da ATRP e federadas na Federação Portuguesa de Atletismo. Os atletas pertencentes a equipas não federadas e sem personalidade jurídica própria, apenas disputarão os títulos individuais.
15.3. Poderão concorrer aos Campeonatos Nacionais Masculinos, equipas que tenham no mínimo 75 pontos no ranking coletivo ATRP, podendo cada equipa inscrever um máximo de 6 atletas. Poderão ainda ser apuradas equipas designadas por Associações Distritais/Regionais de Atletismo, desde que o processo de seleção e apuramento decorra de protocolo entre esta e aquelas associações.
15.4. Poderão concorrer aos Campeonatos Nacionais Femininos, equipas que tenham no mínimo 75 pontos no ranking coletivo ATRP, podendo cada equipa inscrever um máximo de 6 atletas. A fim de promover a participação de equipas femininas, todos os clubes com equipa feminina poderão participar com 3 atletas, com ou sem ranking suficiente.
15.5. As equipas (masculinas e femininas) sem ranking ATRP poderão concorrer aos Campeonatos Nacionais de Trail Sprint, de Trail, de Trail Ultra, de Trail Ultra Endurance e de Trail Endurance XL desde que pelo menos 3 dos seus atletas tenham obtido apuramento para a competição individual através do ranking ATRP ou ITRA (ver ponto 14.5) da respetiva distância ou ranking geral, não podendo nomear mais que 6 atletas com ranking individual qualificativo para a sua constituição.
15.6. As equipas pontuam no Campeonato Nacional de Clubes desde que terminem no mínimo 3 dos seus atletas, sendo admissível para a classificação coletiva a pontuação de apenas um atleta de nacionalidade não portuguesa por equipa.
15.7. A pontuação da equipa na prova será obtida pelos 3 melhores resultados individuais (soma das classificações) dos atletas inscritos, excetuando o disposto no ponto anterior.