O que é o trail running?
Trail é corrida na Natureza. Decorre em ambientes naturais (floresta, montanha, areia) e deve ser maioritariamente em terreno não pavimentado por humano (máximo 20%).
São provas disputadas em auto-suficiência, pelo que deves estar preparado para enfrentar as variantes que podes encontrar na natureza, sejam elas o aparecimento de animais, a mudança repentina de condições atmosféricas, ou o acaso de um incidente (lesão ou perderes-te no trilho, por exemplo). Para isso terás de transportar contigo os alimentos e água suficientes para alcançares o abastecimento seguinte ou aguardar por ajuda.
Como posso ser sócio da ATRP?
Podes ir a my.atrp.pt e inscrever-te. A quota anual é de apenas 10€.
Que vantagens tenho em ser sócio da ATRP?
Podes acompanhar a tua evolução na tua página pessoal, comparar performance com outros associados, classificares-te em Campeonatos Nacionais, Taças de Portugal e Circuitos Nacionais. Tens ainda descontos nos parceiros que estabeleçam parcerias com a ATRP que compensam largamente o valor da quota anual. Para usufruires destes descontos, tens de efectuar um registo nos sites dos nossos parceiros com o mesmo email registado em my.atrp.pt.
– 10% em todas as compras no nosso parceiro runners.pt.
Posso fazer o seguro da ATRP sem ser sócio da Associação?
Não. Para poderes subscrever o nosso seguro desportivo por apenas 22€ por época, terás de te inscrever como associado.
Todas as provas nacionais de trail têm o “carimbo” da ATRP, garantindo as condições de segurança mínimas exigíveis?
A ATRP certifica as provas que cumpram as suas normas de organização, pelo que apenas essas são organizadas com orientação de um técnico ATRP que faz cumprir todas as rigorosas normas internacionais..
As organizações de provas de trail em território nacional têm que apresentar planos que reúnam condições mínimas de segurança para os atletas por forma a serem consideradas elegíveis para integrar os calendários nacionais?
Sim, todas as provas apresentam planos de segurança, seguros de responsabilidade civil, seguros dos atletas, licenças administrativas e desportivas. São analisados todos os itens obrigatórios para que se possa garantir a máxima atenção ao atleta e ao respeito pela natureza.
O que é “material obrigatório” e para que serve?
Desenrolando-se as provas de trail em semi auto-suficiência, é importante que os atletas tenham alguma autonomia para que possam fazer face a eventuais dificuldades, que podem ir desde uma simples lesão, a hipotermia ou desidratação, do próprio ou de um atleta que o preceda no trilho. Nas provas dos calendários ATRP é extremamente aconselhável que os atletas tenham consigo sempre um telemóvel em condições de uso, manta térmica, reserva de água e de alimentos. Para além de todos estes itens, em caso de ameaça de mau tempo ou em zonas montanhosas, deve o atleta ter consigo um impermeável resistente à chuva intensa e ao frio.
Importante é ir adquirindo conhecimentos e ir apreendendo experiência para que nunca te exponhas a perigos desnecessários. A natureza é bonita, mas perigosa na adversidade. A precaução é sempre a melhor atitude.
Que medidas podem ser implementadas pelas organizações caso se prevejam ou verifiquem condições meteorológicas adversas ou outras previamente ou no decorrer de uma prova de trail?
Nas provas certificadas pela ATRP existe à partida um plano de segurança articulado com a Proteção Civil dos municípios onde decorrem, pelo que pertencerá a estes organismos, em coordenação com a Direção de Prova – que normalmente tem também um representante ATRP – avaliar permanentemente as condições de segurança dos atletas, pelo que pode a prova ser interrompida, encurtada ou mesmo cancelada.
Se durante uma prova de trail me deparar com uma situação em que um atleta esteja ferido ou inconsciente, o que devo fazer?
A primeira atitude é avaliar a situação e informar a Direção de Prova, cujo número deve sempre constar no dorsal/peitoral. Deves informar resumida e pausadamente sobre a gravidade aparente dos ferimentos visíveis e tentar informar do km em prova com o máximo de pormenores sobre a localização do incidente. Não deves nunca mover o atleta, apenas acalmá-lo e manteres-te junto dele até chegar o socorro. A organização estará preparada para estas eventualidades, pelo que a calma é sempre uma ajuda preciosa, tanto na rapidez de resposta bem como na sua eficácia.
As provas de trail são acessíveis a qualquer pessoa que tenha atividade física regular?
É aconselhável ter algum nível de atividade física e nunca devem ser dados passos maiores que aqueles para os quais te sintas preparado. O trail é inclusivo, mas muito exigente. Tens de ter a consciência das suas particularidades, sejam a auto-suficiência, o ambiente eventualmente adverso e os percursos habitualmente acidentados que requerem técnica mais apurada que correr numa rua ou pista.