A 27 de Maio de 2018 em Melgaço, vamos palmilhar acima e abaixo montanhas, regatos, moinhos, pontes, ver as “cachenas” e os “garranos” a pastar sob o olhar atento do cão de Castro Laboreiro, em paisagens pura e simplesmente idílicas. O convite que te fazemos promete divertimento e emoções fortes.
Numa terra agraciada por excelentes condições naturais, quer na montanha quer no rio, as nossas prioridades são estimular os sentidos e aumentar o respeito pela Mãe Natureza, das pesqueiras milenárias do rio Minho, caminhos e pontes romanas, aldeias típicas, trilhos fabulosos, paisagens deslumbrantes sobre os vales dos rios Minho, Trancoso e Mouro, passando pela vizinha Espanha até ao Planalto Castrejo onde se encontram dezenas de dólmens. Contamos também com o Parque Nacional Peneda Gerês, onde se encontra a Porta de Lamas de Mouro.
A gastronomia é extremamente rica, desde a lampreia do rio Minho, um peixe pré-histórico muito apreciado pelo seu sabor, até ao cabrito criado nas montanhas do concelho, não esquecendo o nosso fumeiro certificado de excelência, sempre bem regados com o nosso néctar Alvarinho.
Na primeira edição, a prova desenvolveu-se entre o rio Minho e os montes da Freguesia de Fiães, até aos 820 metros de altitude. Na segunda edição, a prova desenvolveu-se entre o rio Minho e o Parque Eólico dos Picos, superando os 1.200 metros de altitude. Na terceira edição, a prova desenvolveu-se novamente desde o rio Minho, mas para outras montanhas, nas Freguesias de Cubalhão e Lamas de Mouro superando os 1.200 metros de altitude.
Este ano, prometemos surpreender. Posto isto, tens todos os condimentos necessários para vir até Melgaço, Terra de Boas Gentes. Esperamos por ti.