14.1. Os Campeonatos Nacionais ocorrerão numa prova única.
14.2. Os títulos de Campeão Nacional Individual são disputados, em exclusivo, pelos atletas de nacionalidade portuguesa, desde que filiados na FPA.
14.3. Poderão concorrer aos Campeonatos Nacionais de Trail e de Trail Ultra, todo o atleta de nacionalidade portuguesa que tenha 400 pontos no Ranking ATRP do respetivo escalão e respetiva distância em que pretende participar, ou ranking geral (M ou F) igual ou superior a 700 pontos, e aos Campeonatos Nacionais de Trail Sprint, Trail Ultra Endurance e Trail Ultra Endurance XL, todo o atleta que tenha um ranking mínimo de 350 pontos, igualmente no respetivo escalão e distância, ou ranking geral (M ou F) igual ou superior a 700 pontos. Poderão ainda ser apurados atletas designados por Associações Distritais/Regionais de Atletismo ou pela ANAV, desde que o processo de seleção e apuramento decorra de protocolo entre esta e aquelas associações.
14.3.1. No primeiro ano de inscrição e no ano em que ocorre a mudança de escalão, caso o atleta não tenha ranking de escalão suficiente para acesso ao Campeonato Nacional, poderá utilizar o ranking Geral da distância em que pretende participar, desde que esse ranking seja de um terço do mínimo exigido.
14.4. Os pontos ATRP de acesso aos Campeonatos Nacionais poderão ser ajustados, garantindo no mínimo que todos os escalões estejam representados e que no escalão Geral esteja o Top 100 nacional dos respetivos Circuitos.
14.5. Poderão concorrer aos Campeonatos Nacionais de Trail Sprint, de Trail, de Trail Ultra, de Trail Ultra Endurance, e de Trail Ultra Endurance XL, todo o atleta que tenha um Ranking Geral ITRA igual ou superior a 800 pontos no setor masculino e 630 pontos no setor feminino.