Taça de Portugal de Trail 20/21
António Almeida e Paula Soares sagraram-se vencedores da Taça de Portugal 2021, que decorreu na ilha da Graciosa, Açores.
A ilha Graciosa recebeu este sábado, 18 de dezembro, a segunda edição do Windmills Trail, prova de trail running com a chancela Azores Trail Run® que acolheu a final Taça de Portugal de Trail da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP).
António Almeida (Clube Desportivo Espite) concluiu o exigente percurso, com cerca de 40 km e 1800 m de desnível positivo, com o tempo de 3h16m31s. Rúben Veloso e Paulo Mesquita, ambos da FurFor Running Project, chegaram na segunda e terceira posições, respetivamente.. Nas senhoras, Paula Soares (Associação Desportiva de Amarante), com 3h55m38s, voltou a ser a mais rápida.. Seguiram-se-lhe Cristina Arreiol (FurFor Running Project) e Lucinda Sousa (Gondomar Futsal Clube).
Do programa, constava ainda uma prova aberta na mesma distância da Taça, e duas provas mais curtas, de 20 km e 12 km. No total, foram cerca de 130 os atletas a percorrer os trilhos graciosenses.
O coordenador do Azores Trail Run® fez um balanço muito positivo do evento: “para a organização, mais importante do que a competição desportiva é a possibilidade de oferecer a estes atletas uma experiência única, dando-lhes a conhecer uma ilha cheia de potencialidades para a prática desportiva e não só, que vale a pena visitar em qualquer altura do ano”, disse Mário Leal, destacando o papel dos eventos Azores Trail Run® na dinamização do Turismo nos Açores.
Para o presidente da ATRP, a prova permitiu encerrar com chave de ouro a época desportiva 2020/2021. Rui Pinho destacou as dificuldades trazidas pela pandemia à prática deste desporto, mostrando-se satisfeito com a forma como as diversas organizações têm dado resposta às novas necessidades, permitindo o regresso da competição: “felizmente foi possível termos uma época com alguma normalidade, dentro, naturalmente, das contingências conhecidas de todos. Para clubes, atletas e organizadores, o interregno competitivo foi difícil, e os desafios para voltar à competição foram enormes. Hoje, penso que é seguro dizer que poderemos continuar a apostar na modalidade, tomando as precauções necessárias para que todos possam continuar a desfrutar dos nossos fantásticos trilhos em segurança”.
O coordenador do Azores Trail Run® e o presidente da ATRP deixaram ainda uma palavra de grande apreço a todos os voluntários envolvidos no evento, bem como a todas as entidades que colaboraram na sua realização, destacando o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores e o apoio da Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa.
Pódio Geral Masculino
1º António Almeida
2º Ruben Veloso
3º Paulo Mesquita
Pódio Geral Feminino
1ª Paula Soares
2ª Cristina Arreiol
3ª Lucinda Sousa