Campeonatos nacionais e Circuitos ATRP 20_21 e Calendário Provisório

  • Campeonatos Nacionais já têm datas definidas e o calendário provisório dos Circuitos e  da Taça estão também disponíveis para consulta.  
  • Entre as novidades está a criação de um novo circuito focado nas longas distâncias.  
  • Organizadores ainda podem solicitar certificação de provas, que serão consideradas  para integrar circuitos, bem como candidatarem-se à realização do Campeonato Nacional de Trail, no final de Março.  

Enquadramento marcado pela pandemia 

A ATRP, alinhada com as recomendações dos organismos internacionais como a Organização  Mundial de Saúde (OMS), entende que a prática desportiva é essencial para a saúde e bem estar das populações, devendo a mesma ser promovida e incentivada, sempre sob o estreito  cumprimento das medidas delineadas pela Direção-Geral da Saúde e restantes autoridades  competentes, e que constam do Protocolo de Segurança Covid, que pode ser consultado aqui

A importância da prática desportiva é reconhecida pelo próprio Governo de Portugal nas medidas de combate à pandemia recém-anunciadas, que permitem a prática de desportos individuais. 

Por isso, apesar de toda a incerteza criada pela pandemia, da declaração do Estado de  Emergência e das medidas de confinamento anunciadas, decidiu a direção da ATRP avançar  desde já com um calendário provisório, de modo a respeitar o esforço e dedicação dos atletas, bem como a valorizar o trabalho das organizações no desenvolvimento de oportunidades para os associados competirem e desfrutarem dos trilhos em todo o País. 

A ATRP decidiu também permitir a candidatura de provas para integrar o calendário de  competições, devendo as candidaturas ocorrer até ao final do mês de Janeiro, através da submissão de pedido de certificação, para as que não transitem de 2020, já que as certificadas em 2020 e não realizadas, serão consideradas para eventuais ajustamentos de calendário dos diversos circuitos. 

De realçar que os circuitos serão reatados após o final do Estado de Emergência e/ou quando  estejam reunidas todas as condições para a realização de provas competitivas.  

Candidaturas de organizações ainda abertas 

O calendário provisório tem em conta as provas que não puderam ser realizadas em 2020 devido à pandemia e que, como anunciado à data, transitaram automaticamente para o ano de 2021, mantendo a sua classificação sempre que realizadas em data semelhante. 

O calendário inclui também provas que já solicitaram certificação e que integraram anteriormente circuitos nacionais, embora para estas ainda não tenha sido atribuída uma categorização, tal como acontece com as provas que transitaram de um ano para o outro, e que alteraram substancialmente a data da sua realização.

A ATRP permitirá candidaturas de organizadores para a integração de provas nos circuitos  nacionais até ao final do presente mês, aconselhando-se os mesmos a terem em conta o  calendário provisório de forma a evitar a sobreposição de eventos. Para o fazer, basta contacto pelo sistema de tickets, do responsável da entidade organizadora. 

A ATRP abre também as candidaturas à organização do Campeonato Nacional de Trail, que  deverá ser realizado no dia 28 de Março, salvo impedimento em contrário, devendo as  organizações interessadas contactar a Associação via email info@atrp.pt

Até dia 15 de Fevereiro será dado a conhecer o calendário definitivo e a respectiva categorização para as provas às quais ainda não tenha sido atribuída, pelas razões atrás expostas. Na mesma data será publicado também o Regulamento de Competições. 

De realçar que o calendário poderá sofrer ajustamentos e/ou alterações devido aos  constrangimentos relacionados com as medidas de combate à pandemia, bem como às decisões das autoridades competentes. 

A versão final dos calendários terá em conta os seguintes critérios: 

  1. Provas não realizadas e que transitam de 2020;  
  2. Distribuição geográfica por forma a fomentar a coesão territorial;  
  3. Data de realização e necessidade de evitar sobreposição de eventos;
  4. Diversidade de organizadores e igualdade de oportunidades; 
  5. Historial das provas/eventos; 
  6. Características dos percursos;  
  7. Outros fatores considerados relevantes.

Campeonatos nacionais qualificam para a Seleção Nacional que vai disputar Mundial 

Em 2021 os vencedores, Masculino e Feminino, dos campeonatos nacionais de Trail, Trail Ultra e Trail Ultra Endurance, integrarão, após aceitação dos critérios de integração, a Seleção Nacional que em Novembro participará no Campeonato do Mundo. 

O calendário dos Campeonatos Nacionais será o seguinte: 

28 de Março de 2021 – Campeonato Nacional de Trail
(local a definir)
(Abertas candidaturas a organizadores até 31 de Janeiro) 

7 de Maio de 2021 – Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance
Ultra Trail Serra de São Mamede (113 KM), Portalegre
(transita de 2020) 

18 de Julho de 2021 – Campeonato Nacional de Trail Ultra 
Trail Porto da Cruz Natura (50 KM), Madeira
(Compromisso que transita de 2020)

As provas e datas de realização foram definidas tendo em conta:
1) os compromissos transitados de 2020;
2) a realização de competições em datas que permitam aos vencedores integrar atempadamente os trabalhos da Seleção Nacional e que facilitem a participação dos associados em provas internacionais;
3) a separação temporal entre eventos para possibilitar a participação dos atletas. 

O Campeonato do Mundo de Trail e Corrida de Montanha realiza-se de 11 a 14 de Novembro  na Tailândia. 

Novo circuito Trail Ultra Endurance XL 

O número de associados participantes em provas de longa distância tem vindo a aumentar e assiste-se a uma crescente oferta em Portugal de provas com ultra longas distâncias. 

Com o objetivo de reconhecer o esforço, trabalho e dedicação dos atletas que participam nestes desafios e dos organizadores que os promovem – tal como acontece nas outras distâncias – a direção da ATRP decidiu criar o Circuito Trail Ultra Endurance XL. 

Os resultados deste novo circuito serão fundamentais para o acesso ao Campeonato Nacional desta categoria, cuja primeira edição terá lugar na época desportiva de 2021/2022. 

Para ser finalista do circuito será necessário completar duas provas do Circuito Trail Ultra  Endurance XL. No entanto, devido aos constrangimentos criados pela pandemia e de forma  excepcional, nesta época, uma das provas poderá ser substituída por outra do Circuito de Trail  Ultra Endurance. Ou seja, também serão considerados finalistas deste novo circuito os atletas que terminem nesta época uma prova do Circuito Trail Ultra Endurance XL e uma do Circuito Trail Ultra Endurance. 

Circuitos nacionais e Taça acomodam provas que transitaram 

Serão realizados os Circuitos nacionais de Trail, Trail Ultra e Trail Ultra Endurance, para além do  novo Circuito Trail Ultra Endurance XL. A aposta na Taça também se manterá, pois tem sido  importante para o surgimento de novos valores na modalidade e para fomentar o desporto em todo o território nacional 

Como referido, os circuitos nacionais da ATRP vão integrar as provas que não se puderam realizar em 2020 devido à pandemia. De forma a proteger os interesses dos associados que fizeram as suas inscrições e a valorizar o esforço das organizações, a ATRP assumiu aquando do adiamento dos circuitos, em Abril do ano passado, o compromisso de manter as provas no circuito e de atribuir a mesma pontuação caso a data dos eventos não sofresse alterações. 

Assim, os calendários dos Circuitos de 2021 respeitam esse compromisso, estando os mesmos  traduzidos no calendário provisório. As provas cuja data foi alterada serão categorizadas em  conjunto com as provas que ainda se venham a candidatar aos circuitos dentro dos prazos  previstos e que eventualmente sejam ainda selecionadas. 

O Calendário Provisório para a presente época está disponível no final deste comunicado.

As provas da Taça serão comunicadas juntamente com o calendário final. 

Pro League prossegue em 2021 

O Circuito ATRP Pro League, que foi iniciado no último ano, mas suspenso devido à pandemia, e que inviabilizou a realização de quatro das cinco provas que o integravam, será retomado em 2021, eventualmente com ajustes à nova realidade. Este circuito, que visa fomentar a competitividade e premiar o esforço pela atribuição de apoios e prémios monetários que contribuam para uma aposta crescente dos associados na modalidade, continua a ser uma firme aposta.

CALENDÁRIO

 

CIRCUITO NACIONAL DE TRAIL (provisório)

PROVA KMS DIA MÊS SÉRIE OBS
Trail de Porto Moniz 26 7 Fevereiro 150 P
Trilhos do Paleozóico 23 14 Março 100 T
CAMPEONATO NACIONAL DE TRAIL
(a definir)
28 Março 150
Trilho das Dores 27 3 Abril 100 T
Piódão Trail Running 25 10 Abril P
Trilhos do Almourol 40 11 Abril 150 T
Madeira Island Ultra Trail 42 17 Abril 100 T
Trail do Texugo 31 18 Abril 100 T
Ultra Trail Geira Romana 18 18 Abril 100 T
Louzan Trail 29 24 Abril TND
Ultra Trail Vila Nova Cerveira 22 1 Maio 100 T
Ultra Trail da Gardunha 25 1 Maio 100 T
Coast to Coast 42 7 Maio PRO T
Ultra Trail São Mamede 23 8 Maio 100 T
Trail Erdal Urgezes Solidario 26 9 Maio 100 T
Sharish Monsaraz 25 23 Maio TND
Ultra Trail Serra Monchique 28 23 Maio 100 T
Melgaço Alvarinho Trail 29 23 Maio 100 T
NAC Trail 30 23 Maio 100 T
Trail Conimbriga Sicó 25 30 Maio P
Trail da Raposa 33 30 Maio 150 T
Trail Ponte de Sôr 25 30 Maio 100 T
Demo Trail 24 30 Maio 100 T
Trans Peneda Gerês 27 3 Junho TND
West Extreme Atlantic 33 6 Junho 150 T
Ultra Trail de Sesimbra 22 6 Junho 150 T
Oh Meu Deus 20 13 Junho 150 T
Ecological Azores 21 19 Junho 100 T
Trilhos da Aboboreira 30 20 Junho 100 T
Ultra Trail Serra da Freita 26 26 Junho 100 T
Serra Amarela Marathon 23 27 Junho 150 T
Sintra Extreme 31 4 Julho PRO T
Caldas Trail 25 11 Julho 100 T
Trail Porto da Cruz 25 18 Julho 100 T
Limestone Ultra Trail 28 24 Julho 100 T
Corvus Trail 30 25 Julho TND
Trail Santa Justa 30 25 Julho 150 T
Ultra Trail Santa Cruz 22 31 Julho 100 T
Ultra Trail Rocha da Pena 24 08 Agosto 100 T
Torres Novas Night Trail 30 28 Agosto 100 T
Trail da Trofa 35 12 Setembro 100 T
Vimeiro Trail Run 30 12 Setembro 150 T
Grande Trail Serra D’Arga 27 25 Setembro 100 T
Coimbra Trail 26 26 Setembro 100 T
Dura Trail 32 9 Outubro 150 T
Costa Vicentina 25 17 Outubro 100 T
Abrantes 25 17 Outubro 100 T
Afife Running Trail 23 17 Outubro 100 T
Trail Da Vinha à Montanha 30 22 Outubro 100 T
EcoTrail 30 23 Outubro 150 T
Trail Das Fajãs 30 23 Outubro 150 T
Estrela Açor 22 24 Outubro 100 T
Viseu Trail Running 35 24 Outubro 100 T

 

CIRCUITO NACIONAL DE TRAIL ULTRA (provisório)

PROVA KMS DIA MÊS SÉRIE OBS
Trail de Porto Moniz 48 7 Fevereiro 150 P
Trilhos do Paleozóico 48 14 Março 150 T
Piódão Trail Running 55 10 Abril P
Trail Santa Luzia 50 11 Abril 100 T
Madeira Island Ultra Trail 85 17 Abril 100 T
Ultra Trail Geira Romana 50 18 Abril 100 T
LouzanTrail 44 24 Abril TND
Ultra Trail Vila Nova Cerveira 52 1 Maio 150 T
Ultra Trail da Gardunha 51 1 Maio 100 T
Blue Island Trail 65 7 Maio 150 T
Ultra Trail São Mamede 43 8 Maio 100 T
Trail Bem Viver 50 9 Maio 100 T
Sharish Monsaraz 50 23 Maio TND
Ultra Trail Serra Monchique 45 23 Maio 100 T
Melgaço Alvarinho Trail 48 23 Maio 150 T
Trail Conimbriga Sicó 57 28 Maio N
Demo Trail 47 30 Maio 100 T
Trail da Raposa 47 30 Maio 100 T
Trilhos São Barnabé 45 2 Junho 100 T
Trans Peneda Gerês 42 3 Junho TND
Ultra Trail de Sesimbra 45 6 Junho 100 T
Oh Meu Deus 50 12 Junho 100 T
Ecological Azores 50 19 Junho 100 T
Ultra Trail Serra da Freita 65 26 Junho 100 T
Serra Amarela Marathon 48 27 Junho 100 T
Caldas Trail 47 11 Julho 100 T
CAMPEONATO NACIONAL DE TRAIL ULTRA
Trail Porto da Cruz
48 18 Julho 150 T
PROVA KMS DIA MÊS SÉRIE OBS
Limestone Ultra Trail 82 24 Julho 150 T
Ultra Trail Santa Cruz 42 31 Julho 100 T
Ultra Trail Rocha da Pena 55 08 Agosto 150 T
Grande Trail Serra D’Arga 43 25 Setembro PRO T
Coimbra Trail 43 26 Setembro 150 T
Dura Trail 45 9 Outubro 100 T
Trail Costa Vicentina 57 17 Outubro 100 T
Afife Running Trail 46 17 Outubro 100 T
Abrantes 50 17 Outubro 100 T
Trail Costa a Costa 42 24 Outubro 100 T
EcoTrail 85 23 Outubro 100 T
Estrela Açor 45 24 Outubro 100 T

 

 

CIRCUITO NACIONAL DE TRAIL ULTRA ENDURANCE (provisório)

PROVA KMS DIA MÊS SÉRIE OBS
Madeira Island Ultra Trail 115 17 Abril 150 T
Grande Rota dos Baleeiros 118 7 Maio 100 T
CAMPEONATO NACIONAL T. U. ENDURANCE
Ultra Trail São Mamede
110 7 Maio 150 T
Trail Conimbriga Sicó 111 28 Maio P
Trans Peneda Gerês 115 3 Junho TND
Oh Meu Deus 100 12 Junho 100 T
Ultra Trail Serra da Freita 100 26 Junho 150 T
Grande Trail Serra D’Arga 110 24 Setembro N
Abrantes 100 16 Outubro 100 T
Azores Triangle Adventure 100 22 Outubro 150 T
EstrelaAçor 100 22 Outubro P

 

CIRCUITO NACIONAL DE TRAIL ULTRA ENDURANCE XL (provisório)

PROVA KMS DIA MÊS SÉRIE OBS
Trans Peneda Gerês 165 3 Junho 100 N
Oh Meu Deus 160 12 Junho 100 N
PT281 281 26 Julho 100 N
EstrelaAçor 180 22 Outubro 100 N

 

 

Notas: OBS (Observações): T: Transitou de 2020 | TND: Transitou de 2020 mas para nova data | P: Permaneceu | N: Novidade

 

A ATRP reserva-se ao direito de alterar este documento em caso de não cumprimento de critérios de integração, ou de alterações substanciais nas provas certificadas, comprometendo-se a comunicar com antecedência essas eventuais alterações.

As datas e distâncias, são da inteira responsabilidade das entidades organizadoras, cabendo aos atletas certificarem-se junto daquelas sobre a exatidão das informações que constam neste calendário.

Face à situação excepcional relacionada com a pandemia COVID19, é possível que provas constantes dos circuitos possam não ser realizadas.

 

 

       

Sobre o Autor

Ultimas Notícias

 
Hugo Gonçalves e Paula Barbosa, Campeões Nacionais Ultra Endurance 20/21
HUGO GONÇALVES E PAULA BARBOSA SÃO OS NOVOS CAMPEÕES NACIONAIS DE TRAIL ULTRA ENDURANCE   Prova de 100 quilómetros de corrida a pé na natureza realizou-se em Vila Nova de Paiva, num percurso com cerca de 4.000 metros de desnível positivo Novos campeões nacionais pré-selecionados para o Mundial na Tailândia Team Trail Bifase e EDV
Seleção Nacional de Trail vai levar 16 atletas ao mundial
Hélio Fumo, Dário Moitoso e André Rodrigues já estão apurados nos homens, bem como Marisa Vieira, Inês Marques e Mariana Machado nas mulheres. Critérios de seleção e integração foram hoje divulgados pela ATRP e pela Federação Portuguesa de Atletismo. Mundial realiza-se de 11 a 14 de novembro na Tailândia.   A ATRP e a Federação
Hélio Fumo e Marisa Vieira são os novos campeões nacionais de trail
Team Trail Bifase e Montanha Clube Trail Running triunfaram por equipas. Hélio Fumo e Marisa Vieira foram os grandes vencedores do Campeonato Nacional de Trail, que se realizou este fim-de-semana nos Trilhos do Pastor no concelho da Batalha. A competição foi disputada por cerca de 400 atletas, num percurso exigente de 35 quilómetros com 1.600
Secretário de Estado do Desporto enaltece ATRP na apresentação do Campeonato Nacional de Trail
● Secretário de Estado da Juventude e do Desporto enalteceu crescimento da modalidade e dos desportos na natureza na apresentação da competição ● Prova de corrida a pé nos trilhos e na natureza realiza-se a 11 de Abril e terá 35 quilómetros com 1.600 metros de desnível positivo ● Trail running é uma das modalidades
Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance realiza-se a 15 de Maio em Vila Nova de Paiva
A direção da ATRP decidiu atribuir a coorganização da prova Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance, à equipa Runners do Demo/Malhadinha Clube, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva. O evento terá início no próximo dia 15 de Maio, às 00h00. A competição decorrerá enquadrada no evento Demo Trail. O percurso terá
Campeonato Nacional de Trail
No seguimento do anúncio do plano de desconfinamento anunciado pelo Governo e tendo em conta as medidas constantes do mesmo, a direção da ATRP, após reunião, decidiu realizar a prova Campeonato Nacional de Trail no próximo dia 11 de Abril, numa coorganização com a Câmara Municipal da Batalha. A competição decorrerá nos Trilhos do Pastor,