Convocatória Seleção Nacional para o Mundial na Tailândia

Seleção Nacional de Trail já tem 16 atletas selecionados para o mundial da Tailândia em Fevereiro

  • Mundial da modalidade foi adiado e está previsto realizar-se em fevereiro de 2022

  • Cristina Arreiol, Lucinda Sousa e Nádia Casteleiro, nas mulheres, e Bruno Silva, Luís Duarte, Miguel Ângelo e Romeu Gouveia, nos homens, são os atletas agora selecionados.
  • André Rodrigues, Dário Moitoso, Hélio Fumo e Hugo Gonçalves já estavam apurados nos homens, bem como Inês João, Inês Marques, Mariana Machado, Marisa Vieira e Paula Barbosa nas mulheres.
  • Escolha realizada pela direção técnica e pelo selecionador nacional teve em conta os critérios de seleção já divulgados, em abril, pela ATRP e pela FPA.

O selecionador nacional e a direção técnica da ATRP – Associação Portuguesa de Trail Running decidiram selecionar sete atletas para completar o leque de 16 atletas da Seleção Nacional que vai disputar o Campeonato do Mundo da modalidade.
A decisão surge depois do anúncio, na última semana, do adiamento do World Mountain & Trail Running Championships, que estava previsto realizar-se de 11 a 14 novembro de 2021, na Tailândia, e que deverá agora realizar-se, em princípio, em fevereiro de 2022.

De acordo com o Regulamento de Competições e com vista à boa e atempada preparação para a competição, a Direção Técnica da ATRP e o Selecionador Nacional, por delegação da Federação Portuguesa de Atletismo, decidiram, assim, selecionar Cristina Arreiol, Lucinda Sousa e Nádia Casteleiro, nas mulheres, e Bruno Silva, Luís Duarte, Miguel Ângelo e Romeu Gouveia, nos homens, para completar o grupo de trabalho da seleção nacional.

A seleção, independente e da exclusiva responsabilidade da direção técnica e do selecionador nacional, teve em conta os critérios de seleção já divulgados, em abril, pela Associação Portuguesa de Trail Running e pela Federação Portuguesa de Atletismo, nomeadamente os resultados nos campeonatos nacionais de 2021, os resultados no Campeonato do Mundo de Trail de 2019 e o ranking ITRA, os quais foram ponderados tendo em conta as distâncias das provas do Campeonato do Mundo.

Estes atletas juntam-se aos campeões nacionais já selecionados: André Rodrigues, Dário Moitoso, Hélio Fumo e Hugo Gonçalves, nos homens, e Inês João, Inês Marques, Mariana Machado, Marisa Vieira e Paula Barbosa, nas mulheres.
A Seleção Nacional de Trail Running contará com a presença de 16 atletas nas provas de trail running – 8 masculinos e 8 femininos – repartidos igualmente entre as duas provas, que terão cerca de 40 quilómetros e 80 quilómetros.

Os atletas selecionados terão de subscrever os critérios de integração, onde se incluirá um período de restrição competitiva e estágios de preparação, que serão definidos após a confirmação da data efetiva da realização da prova.

O trail running é uma das modalidades em maior crescimento a nível mundial, inclusive em Portugal onde se estimam mais de meio milhão de praticantes. A modalidade consiste na corrida a pé em trilhos e na natureza, sendo uma disciplina do atletismo.

Comunicação da direção técnica da ATRP:

“De acordo com o Regulamento de Competições, e tendo em vista a participação no Campeonato do Mundo, que se realizará na Tailândia, previsivelmente em Fevereiro próximo, e com vista à boa preparação para a competição, decidiu a Direção Técnica da ATRP e Selecionador Nacional, por delegação da FPA, anunciar os atletas que competirão nas provas do referido evento.
As datas de estágios e restrição competitiva, farão parte dos critérios de integração a subscrever obrigatoriamente pelos atletas, que serão comunicados após divulgação do programa oficial, em Novembro próximo.

1.Mulheres
a.Apuradas diretamente, via Campeonatos Nacionais 2020 e 2021
Inês Marques
Mariana Machado
Marisa Vieira
Paula Barbosa
Inês João

b. Selecionadas pela Direção Técnica e Selecionador Nacional:
Cristina Arreiol
Lucinda Sousa
Nádia Casteleiro

2.Homens
a.Apurados diretamente, via Campeonatos Nacionais 2020 e 2021
André Rodrigues
Dário Moitoso
Hélio Fumo
Hugo Gonçalves

b.Selecionados pela Direção Técnica e Selecionador Nacional:
Bruno Silva
Miguel Ângelo
Luís Duarte
Romeu Gouveia”

       

Sobre o Autor

Ultimas Notícias

 
Circuitos e Campeonatos Nacionais – Época 2022/2023
Está aberto e a decorrer em my.atrp.pt o período de certificação de provas para a época 2022/2023. Todas as provas cujo pedido de certificação seja requerido até 30 de Setembro serão consideradas candidatas aos circuitos. As provas selecionadas serão contactadas até 15 de Outubro a fim de subscreverem os critérios de integração, sendo o calendário
Seleção Nacional de Trail – Bruno Sousa convocado
Devido a lesão, o atleta André Rodrigues não poderá dar o seu contributo à seleção nacional no mundial que decorrerá na Tailândia no próximo mês de Novembro.Após analisar os resultados dos atletas nos campeonatos nacionais da distância em que o atleta iria participar, a Direção Técnica da ATRP em conjunto com o selecionador nacional, decidiram
Seleção Nacional de Trail – Carlos Ferreira convocado
Devido a lesão, o atleta Luís Duarte não poderá dar o seu contributo à seleção nacional no mundial que decorrerá na Tailândia no próximo mês de Novembro.Após analisar os resultados de atletas na distância de Ultra Endurance, a Direção Técnica da ATRP, em conjunto com o selecionador nacional, decidiram convocar em seu lugar o atleta
Hugo Gonçalves e Sofia Roquete: campeões nacionais de Trail Ultra Endurance
Hugo Gonçalves e Sofia Roquete conquistaram o Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance, que se realizou este fim-de-semana na Serra de São Mamede, com partida e chegada em Portalegre.
Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance – Ultra Trail S. Mamede
A prova Ultra Trail de S. Mamede, designada em 2020 prova Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance, e cuja realização foi cancelada nesse e no ano seguinte devido à pandemia “Covid 19”, vai finalmente disputar-se hoje, nos trilhos da mais alta serra a sul do Tejo. 
Campeonatos Nacionais
Seleção Nacional de Trail – Estágios e composição Datas e co-organização dos campeonatos nacionais A ATRP, no âmbito das competências acordadas com a Federação Portuguesa de Atletismo, e após análise das diversas candidaturas, decidiu avançar com a calendarização das provas Campeonato Nacional, cuja organização ainda não estava atribuída.