Convocatória Seleção Nacional para o Mundial na Tailândia

Seleção Nacional de Trail já tem 16 atletas selecionados para o mundial da Tailândia em Fevereiro

  • Mundial da modalidade foi adiado e está previsto realizar-se em fevereiro de 2022
  • Cristina Arreiol, Lucinda Sousa e Nádia Casteleiro, nas mulheres, e Bruno Silva, Luís Duarte, Miguel Ângelo e Romeu Gouveia, nos homens, são os atletas agora selecionados.
  • André Rodrigues, Dário Moitoso, Hélio Fumo e Hugo Gonçalves já estavam apurados nos homens, bem como Inês João, Inês Marques, Mariana Machado, Marisa Vieira e Paula Barbosa nas mulheres.
  • Escolha realizada pela direção técnica e pelo selecionador nacional teve em conta os critérios de seleção já divulgados, em abril, pela ATRP e pela FPA.

O selecionador nacional e a direção técnica da ATRP – Associação Portuguesa de Trail Running decidiram selecionar sete atletas para completar o leque de 16 atletas da Seleção Nacional que vai disputar o Campeonato do Mundo da modalidade.
A decisão surge depois do anúncio, na última semana, do adiamento do World Mountain & Trail Running Championships, que estava previsto realizar-se de 11 a 14 novembro de 2021, na Tailândia, e que deverá agora realizar-se, em princípio, em fevereiro de 2022.

De acordo com o Regulamento de Competições e com vista à boa e atempada preparação para a competição, a Direção Técnica da ATRP e o Selecionador Nacional, por delegação da Federação Portuguesa de Atletismo, decidiram, assim, selecionar Cristina Arreiol, Lucinda Sousa e Nádia Casteleiro, nas mulheres, e Bruno Silva, Luís Duarte, Miguel Ângelo e Romeu Gouveia, nos homens, para completar o grupo de trabalho da seleção nacional.

A seleção, independente e da exclusiva responsabilidade da direção técnica e do selecionador nacional, teve em conta os critérios de seleção já divulgados, em abril, pela Associação Portuguesa de Trail Running e pela Federação Portuguesa de Atletismo, nomeadamente os resultados nos campeonatos nacionais de 2021, os resultados no Campeonato do Mundo de Trail de 2019 e o ranking ITRA, os quais foram ponderados tendo em conta as distâncias das provas do Campeonato do Mundo.

Estes atletas juntam-se aos campeões nacionais já selecionados: André Rodrigues, Dário Moitoso, Hélio Fumo e Hugo Gonçalves, nos homens, e Inês João, Inês Marques, Mariana Machado, Marisa Vieira e Paula Barbosa, nas mulheres.
A Seleção Nacional de Trail Running contará com a presença de 16 atletas nas provas de trail running – 8 masculinos e 8 femininos – repartidos igualmente entre as duas provas, que terão cerca de 40 quilómetros e 80 quilómetros.

Os atletas selecionados terão de subscrever os critérios de integração, onde se incluirá um período de restrição competitiva e estágios de preparação, que serão definidos após a confirmação da data efetiva da realização da prova.

O trail running é uma das modalidades em maior crescimento a nível mundial, inclusive em Portugal onde se estimam mais de meio milhão de praticantes. A modalidade consiste na corrida a pé em trilhos e na natureza, sendo uma disciplina do atletismo.

Comunicação da direção técnica da ATRP:

“De acordo com o Regulamento de Competições, e tendo em vista a participação no Campeonato do Mundo, que se realizará na Tailândia, previsivelmente em Fevereiro próximo, e com vista à boa preparação para a competição, decidiu a Direção Técnica da ATRP e Selecionador Nacional, por delegação da FPA, anunciar os atletas que competirão nas provas do referido evento.
As datas de estágios e restrição competitiva, farão parte dos critérios de integração a subscrever obrigatoriamente pelos atletas, que serão comunicados após divulgação do programa oficial, em Novembro próximo.

1.Mulheres
a.Apuradas diretamente, via Campeonatos Nacionais 2020 e 2021
Inês Marques
Mariana Machado
Marisa Vieira
Paula Barbosa
Inês João

b. Selecionadas pela Direção Técnica e Selecionador Nacional:
Cristina Arreiol
Lucinda Sousa
Nádia Casteleiro

2.Homens
a.Apurados diretamente, via Campeonatos Nacionais 2020 e 2021
André Rodrigues
Dário Moitoso
Hélio Fumo
Hugo Gonçalves

b.Selecionados pela Direção Técnica e Selecionador Nacional:
Bruno Silva
Miguel Ângelo
Luís Duarte
Romeu Gouveia”

       

Sobre o Autor

Ultimas Notícias

 
A ATRP decidiu atribuir a organização da prova Campeonato Nacional de Trail Ultra 2022, aos Trilhos do Paleozóico. A prova disputar-se-á no dia 19 de Março, sábado, terá cerca de 48 km com mais de 2500 m de desnível positivo acumulado, desenhada num exigente serpenteado nas serras do Porto e com saída e chegada na
Taça de Portugal de Trail 20/21
António Almeida e Paula Soares sagraram-se vencedores da Taça de Portugal 2021, que decorreu na ilha da Graciosa, Açores. A ilha Graciosa recebeu este sábado, 18 de dezembro, a segunda edição do Windmills Trail, prova de trail running com a chancela Azores Trail Run® que acolheu a final Taça de Portugal de Trail da Associação
Campeonatos nacionais e Calendário de competições 2021/2022
Datas e candidaturas à co-organização dos campeonatos nacionais A ATRP, no âmbito das competências acordadas com a Federação Portuguesa de Atletismo, decidiu avançar com a calendarização das provas Campeonato Nacional e abrir concursos para a co-organização das mesmas – exceto Trail Ultra Endurance que se mantém agendado para Portalegre, fazendo parte do evento Ultra Trail
Época 2021/2022
ÉPOCA 2021/2022   Período de transferências até dia 15 de Novembro Calendário de competições aguarda confirmação oficial da data do mundial, que deverá acontecer esta semana. Eventos que pretendam integrar os circuitos nacionais devem submeter certificação – caso ainda não o tenham feito – até 7 de Novembro Final da Taça de Portugal deverá realizar-se
Convocatória Seleção Nacional para o Mundial na Tailândia
Convocatória Seleção Nacional para o Mundial na Tailândia
Hugo Gonçalves e Paula Barbosa, Campeões Nacionais Ultra Endurance 20/21
HUGO GONÇALVES E PAULA BARBOSA SÃO OS NOVOS CAMPEÕES NACIONAIS DE TRAIL ULTRA ENDURANCE   Prova de 100 quilómetros de corrida a pé na natureza realizou-se em Vila Nova de Paiva, num percurso com cerca de 4.000 metros de desnível positivo Novos campeões nacionais pré-selecionados para o Mundial na Tailândia Team Trail Bifase e EDV