Hélio Fumo e Marisa Vieira são os novos campeões nacionais de trail

Team Trail Bifase e Montanha Clube Trail Running triunfaram por equipas.

Hélio Fumo e Marisa Vieira foram os grandes vencedores do Campeonato Nacional de Trail, que se realizou este fim-de-semana nos Trilhos do Pastor no concelho da Batalha. A competição foi disputada por cerca de 400 atletas, num percurso exigente de 35 quilómetros com 1.600 metros de desnível positivo pela Serra d’Aire e Candeeiros e pelo maciço calcário estremenho.

Hélio Fumo, da equipa Runners do Demo, foi o primeiro atleta a cruzar a meta localizada na aldeia Pia do Urso, ao cabo de 2 horas 57 minutos e 55 segundos, sendo seguido por André Rodrigues, da Team Trail Bifase, a 38 segundos, e por Dário Moitoso, do Clube Independente Atletismo Ilha Azul, a 2 minutos e 26 segundos. Numa prova muito disputada, o novo campeão nacional de trail fez a diferença nos últimos três quilómetros da prova, depois de uma série de ataques entre o trio da frente. Hélio Fumo conquistou, assim, o título de campeão nacional de trail, que engloba provas até 42 quilómetros.

Na competição feminina, Marisa Vieira, da equipa FurFor Running Project, assumiu a liderança logo na partida e correu toda a prova de forma isolada, conquistando o seu primeiro título nacional na distância com um tempo final de 3h40m24. A luta pelos outros lugares do pódio foi acesa, com Lucinda Sousa a conquistar o segundo lugar, a 7m09s da vencedora, e Nádia Casteleiro, da Oralklass – Amigos do Trail, a fechar o pódio a 8m22s. De realçar que a prova feminina contou com quase uma centena de atletas.

 

Team Trail Bifase e Montanha Clube Trail Running triunfam por equipas

Além da competição individual, o campeonato realizado nos Trilhos do Pastor atribuiu também os títulos nacionais de equipas. O Team Trail Bifase conquistou o primeiro lugar, beneficiando das classificações de André Rodrigues (2º), Miguel Arsénio (5º) e Nuno Silva (14º). Em segundo lugar ficou o EDV – Viana Trail, com Rubén Veloso (6º), Paulo Mesquita (9º) e Pedro Barros (15º), e em terceiro os Runners do Demo, com o novo campeão nacional Hélio Fumo, Nélson Santos (11º) e José Ferreira (23º).

Na classificação feminina de clubes o primeiro lugar foi para o Montanha Clube Trail Running, com Joana Esperanço (9ª), Jocelina Ferreira (15ª) e Diana Elias (19ª), e o segundo lugar para o OCS – Arrábida Tral Team, com Fátima Silva (12ª), Vera Reis (21ª) e Estela Martinho (27ª). O terceiro lugar do pódio foi conquistado pela da Oralklass – Amigos do Trail, com Nádia Casteleiro (3ª), Júlia Fernandes (24ª) e Adriana Dias (44ª).

O Campeonato Nacional de Trail foi coorganizado pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, em articulação com a Federação Portuguesa de Atletismo, e pela Câmara Municipal da Batalha. Prova teve a corresponsabilidade técnica do Atlético Clube de São Mamede e a colaboração da Junta de Freguesia de São Mamede.

O Campeonato Nacional de Trail decorreu num percurso constituído maioritariamente por trilhos técnicos, estradões e carreiros nas serras e vales do Parque Natural das Serras d’ Aire e Candeeiros e do maciço calcário estremenho. Os atletas percorreram locais únicos como a Pia do Urso e respetivo Eco Parque Sensorial, o Reguengo do Fetal, o Buraco Roto, a aldeia milenar de Alqueidão da Serra ou a Escarpa de Falha do Reguengo do Fétal. O percurso inclui a passagem por alguns dos pontos mais altos da região, os quais permitem vistas espetaculares de Fátima, com o seu Santuário, da Serra da Lousã, da Serra de Aire e Candeeiros e, inclusive, das ilhas das Berlengas.

O trail running é uma das modalidades em maior crescimento a nível mundial, inclusive em Portugal onde se estimam mais de meio milhão de praticantes. A modalidade consiste na corrida a pé em trilhos e na natureza, sendo uma disciplina do atletismo.

 

 Matias Novo Fotografias

 Cream

       

Sobre o Autor

Ultimas Notícias

 
A ATRP decidiu atribuir a organização da prova Campeonato Nacional de Trail Ultra 2022, aos Trilhos do Paleozóico. A prova disputar-se-á no dia 19 de Março, sábado, terá cerca de 48 km com mais de 2500 m de desnível positivo acumulado, desenhada num exigente serpenteado nas serras do Porto e com saída e chegada na
Taça de Portugal de Trail 20/21
António Almeida e Paula Soares sagraram-se vencedores da Taça de Portugal 2021, que decorreu na ilha da Graciosa, Açores. A ilha Graciosa recebeu este sábado, 18 de dezembro, a segunda edição do Windmills Trail, prova de trail running com a chancela Azores Trail Run® que acolheu a final Taça de Portugal de Trail da Associação
Campeonatos nacionais e Calendário de competições 2021/2022
Datas e candidaturas à co-organização dos campeonatos nacionais A ATRP, no âmbito das competências acordadas com a Federação Portuguesa de Atletismo, decidiu avançar com a calendarização das provas Campeonato Nacional e abrir concursos para a co-organização das mesmas – exceto Trail Ultra Endurance que se mantém agendado para Portalegre, fazendo parte do evento Ultra Trail
Época 2021/2022
ÉPOCA 2021/2022   Período de transferências até dia 15 de Novembro Calendário de competições aguarda confirmação oficial da data do mundial, que deverá acontecer esta semana. Eventos que pretendam integrar os circuitos nacionais devem submeter certificação – caso ainda não o tenham feito – até 7 de Novembro Final da Taça de Portugal deverá realizar-se
Convocatória Seleção Nacional para o Mundial na Tailândia
Convocatória Seleção Nacional para o Mundial na Tailândia
Hugo Gonçalves e Paula Barbosa, Campeões Nacionais Ultra Endurance 20/21
HUGO GONÇALVES E PAULA BARBOSA SÃO OS NOVOS CAMPEÕES NACIONAIS DE TRAIL ULTRA ENDURANCE   Prova de 100 quilómetros de corrida a pé na natureza realizou-se em Vila Nova de Paiva, num percurso com cerca de 4.000 metros de desnível positivo Novos campeões nacionais pré-selecionados para o Mundial na Tailândia Team Trail Bifase e EDV