Hugo Gonçalves e Sofia Roquete: campeões nacionais de Trail Ultra Endurance

Hugo Gonçalves e Sofia Roquete conquistaram o Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance, que se realizou este fim-de-semana na Serra de São Mamede, com partida e chegada em Portalegre.

A competição de corrida a pé na natureza foi disputada por cerca de duas centenas de atletas, que superaram um percurso com 106 quilómetros e cerca de 4.500 metros de desnível positivo pela região do Alto Alentejo.

Hugo Gonçalves foi o primeiro a cruzar a meta, ao cabo de 10 horas 44 minutos e 39 segundos, revalidando o título de campeão nacional de Trail Ultra Endurance, que engloba provas com mais de 100 quilómetros. O atleta da equipa FurFor Running Project cruzou a meta de mão dada com o seu companheiro de equipa Carlos Ferreira, que conquistou o título de vice-campeão, ficando o terceiro lugar do pódio para Bruno Sousa, a 32m30s do vencedor, da mesma equipa.

Ao alcançar os três primeiros lugares do pódio, a FurFor Running Projet triunfou na classificação coletiva, ficando o pódio completo pelo EDV Viana Trail em segundo e pelo Olímpico Vianense Trail, em terceiro.

Na competição feminina, Sofia Roquete conquistou o título de campeã nacional de Trail Ultra Endurance, terminando a prova com o tempo final de 13h54m25s. A atleta do OCS – Arrábida Trail Team chegou à liderança a meio da competição, dominando a segunda parte da prova de forma isolada. Vera Bernardo, da ARCD Venda da Luísa, foi segunda, a 23m49s, e Paula Barbosa, atleta do EDV – Viana Trail e que detinha o título, completou o pódio ficando a 53m02s. Na classificação por equipas a vitória coube ao OCS – Arrábida Trail Team, com o Team Lantemil a conquistar o vice-campeonato.

Ao conquistarem o Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance, Hugo Gonçalves e Sofia Roquete qualificaram-se para o Mundial da modalidade de 2023.

A prova Campeonato Nacional foi organizada pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, em articulação com a Federação Portuguesa de Atletismo, e pelo Atletismo Clube de Portalegre, tendo a colaboração dos municípios de Portalegre, Castelo de Vide e Marvão, o Ayuntamiento de Valencia de Alcántara e de diversas entidades locais.

A competição realizou-se integrada no Ultra Trail de São Mamede, que contou com uma prova aberta de igual distância, bem como com três provas mais curtas de 43, 22 e 12 quilómetros, elevando para cerca de 1.500 o número total de participantes no evento.

       

Sobre o Autor

Ultimas Notícias

 
Comunicado da Mesa da Assembleia Geral
Foi realizada ontem, na sede da ATRP, em Miranda do Corvo, na presença de dois delegados de cada uma das listas candidatas, convocados para o efeito, a conferência dos documentos
Comunicado da Mesa da Assembleia Geral
Comunicado da Mesa da Assembleia Geral No seguimento do ato eleitoral com vista à eleição dos Órgãos Sociais da Associação, que teve lugar no último dia 8, e após a
Assembleia Geral – Comunicado
Caríssimo(a) Associado(a),   No seguimento da convocatória enviada no passado dia 16 de janeiro para a realização da Assembleia Geral Eleitoral do próximo dia 8, em Oeiras, no Jamor, cabe à
Campeonato Nacional de Montanha e Trail
A Federação Portuguesa de Atletismo e a ATRP trabalharam no sentido de organizar o primeiro Campeonato Nacional de Montanha e Trail, a exemplo das competições internacionais, a fim de destacar
Atualização de Calendário e inscrições para Campeonatos Nacionais
Foi atualizado hoje pela Federação Portuguesa de Atletismo o Calendário oficial para a época em curso, com a inclusão dos Campeonatos Nacionais de “Trail e Montanha”, nas diversas distâncias e
Assembleia Geral Eleitoral – Comunicado
Após receção e confirmação das condições de elegibilidade requeridas, cabe-me informar os Srs. Associados que foram apresentadas e admitidas a escrutínio as seguintes candidaturas: Lista “No Trilho Certo” Direção 2917