Hugo Gonçalves e Sofia Roquete: campeões nacionais de Trail Ultra Endurance

Hugo Gonçalves e Sofia Roquete conquistaram o Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance, que se realizou este fim-de-semana na Serra de São Mamede, com partida e chegada em Portalegre.

A competição de corrida a pé na natureza foi disputada por cerca de duas centenas de atletas, que superaram um percurso com 106 quilómetros e cerca de 4.500 metros de desnível positivo pela região do Alto Alentejo.

Hugo Gonçalves foi o primeiro a cruzar a meta, ao cabo de 10 horas 44 minutos e 39 segundos, revalidando o título de campeão nacional de Trail Ultra Endurance, que engloba provas com mais de 100 quilómetros. O atleta da equipa FurFor Running Project cruzou a meta de mão dada com o seu companheiro de equipa Carlos Ferreira, que conquistou o título de vice-campeão, ficando o terceiro lugar do pódio para Bruno Sousa, a 32m30s do vencedor, da mesma equipa.

Ao alcançar os três primeiros lugares do pódio, a FurFor Running Projet triunfou na classificação coletiva, ficando o pódio completo pelo EDV Viana Trail em segundo e pelo Olímpico Vianense Trail, em terceiro.

Na competição feminina, Sofia Roquete conquistou o título de campeã nacional de Trail Ultra Endurance, terminando a prova com o tempo final de 13h54m25s. A atleta do OCS – Arrábida Trail Team chegou à liderança a meio da competição, dominando a segunda parte da prova de forma isolada. Vera Bernardo, da ARCD Venda da Luísa, foi segunda, a 23m49s, e Paula Barbosa, atleta do EDV – Viana Trail e que detinha o título, completou o pódio ficando a 53m02s. Na classificação por equipas a vitória coube ao OCS – Arrábida Trail Team, com o Team Lantemil a conquistar o vice-campeonato.

Ao conquistarem o Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance, Hugo Gonçalves e Sofia Roquete qualificaram-se para o Mundial da modalidade de 2023.

A prova Campeonato Nacional foi organizada pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, em articulação com a Federação Portuguesa de Atletismo, e pelo Atletismo Clube de Portalegre, tendo a colaboração dos municípios de Portalegre, Castelo de Vide e Marvão, o Ayuntamiento de Valencia de Alcántara e de diversas entidades locais.

A competição realizou-se integrada no Ultra Trail de São Mamede, que contou com uma prova aberta de igual distância, bem como com três provas mais curtas de 43, 22 e 12 quilómetros, elevando para cerca de 1.500 o número total de participantes no evento.

       

Sobre o Autor

Ultimas Notícias

 
Seleção Nacional de Trail – Carlos Ferreira convocado
Devido a lesão, o atleta Luís Duarte não poderá dar o seu contributo à seleção nacional no mundial que decorrerá na Tailândia no próximo mês de Novembro.Após analisar os resultados de atletas na distância de Ultra Endurance, a Direção Técnica da ATRP, em conjunto com o selecionador nacional, decidiram convocar em seu lugar o atleta
Hugo Gonçalves e Sofia Roquete: campeões nacionais de Trail Ultra Endurance
Hugo Gonçalves e Sofia Roquete conquistaram o Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance, que se realizou este fim-de-semana na Serra de São Mamede, com partida e chegada em Portalegre. A competição de corrida a pé na natureza foi disputada por cerca de duas centenas de atletas, que superaram um percurso com 106 quilómetros e cerca
Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance – Ultra Trail S. Mamede
A prova Ultra Trail de S. Mamede, designada em 2020 prova Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance, e cuja realização foi cancelada nesse e no ano seguinte devido à pandemia “Covid 19”, vai finalmente disputar-se hoje, nos trilhos da mais alta serra a sul do Tejo. 
Campeonatos Nacionais
Seleção Nacional de Trail – Estágios e composição Datas e co-organização dos campeonatos nacionais A ATRP, no âmbito das competências acordadas com a Federação Portuguesa de Atletismo, e após análise das diversas candidaturas, decidiu avançar com a calendarização das provas Campeonato Nacional, cuja organização ainda não estava atribuída.
Miguel Arsénio e Inês Marques: campeões nacionais trail ultra
Miguel Arsénio e Inês Marques venceram o CNTU, que se realizou este fim-de-semana nos Trilhos do Paleozoico no concelho de Valongo. A competição de corrida a pé na natureza foi disputada por cerca de duas centenas de atletas, que superaram um percurso com 49 quilómetros e cerca de 2.400 metros de desnível positivo pelo Parque
Campeonato Nacional de Trail Ultra 2022
A ATRP decidiu atribuir a organização da prova Campeonato Nacional de Trail Ultra 2022, aos Trilhos do Paleozóico. A prova disputar-se-á no dia 19 de Março, sábado, terá cerca de 48 km com mais de 2500 m de desnível positivo acumulado, desenhada num exigente serpenteado nas serras do Porto e com saída e chegada na