Miguel Arsénio e Inês Marques: campeões nacionais trail ultra

Miguel Arsénio e Inês Marques venceram o CNTU, que se realizou este fim-de-semana nos Trilhos do Paleozoico no concelho de Valongo.

A competição de corrida a pé na natureza foi disputada por cerca de duas centenas de atletas, que superaram um percurso com 49 quilómetros e cerca de 2.400 metros de desnível positivo pelo Parque das Serras do Porto.

Miguel Arsénio foi o primeiro a cruzar a meta situada no centro de Valongo, ao cabo de 4 horas 16 minutos e 35 segundos, conquistando o título nacional da distância Trail Ultra (entre os 42 e os 100 quilómetros). O atleta da equipa EDV – Viana Trail assumiu a liderança da competição cerca dos 10 quilómetros e na segunda metade da prova conseguiu conquistar uma vantagem face aos perseguidores que lhe permitiu gerir a última subida e terminar isolado.

A última subida demonstrou-se crucial para a definição do pódio, com António Almeida, do Clube Desportivo de Espite, e destacar-se de Roberto Baião, do OCS Arrábida Trail Team. António Almeida chegou à meta com o tempo final de 4h22m56s, conquistando o título de vice-campeão, e cruzou a meta 3 minutos depois.

Dário Moitoso, do CIAIA – Clube Independente de Atletismo Ilha Azul, que detinha o título da distância, terminou em 4º lugar, a 11m28s do vencedor, e Bruno Silva, da Furfor Running Projet, foi 5º a 15m58S.

Na competição feminina, Inês Marques dominou a prova desde o início, assumindo logo uma liderança destacada que foi crescendo na segunda metade da prova. A atleta do OCS Arrábida Trail Team concluiu a competição com o tempo final de 5h04m11s, conquistando o título nacional de campeã nacional de Trail Ultra.

A última subida da prova foi também determinante na definição do pódio feminino, com Marisa Vieira, a ser mais forte e a conquistar o 2º lugar, a 12m53s da vencedora. A atleta da Furfor Running Project superou a sua companheira de equipa Cristina Arreiol por 3m33s. Lucinda Sousa, do Gondomar Futebol Clube (a 34m59s da vencedora), e Alice Lopes do Ginásio Fit4Fun (a 41m34s), completaram o top-5 feminino.

O Campeonato Nacional de Trail foi coorganizado pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal em articulação com a Federação Portuguesa de Atletismo, com o apoio do Município de Valongo, da Junta de Freguesia de Valongo e do Grupo Dramático e Recreativo da Retorta.

EDV – Viana Trail e Furfor Running Project triunfam por equipas

Além da competição individual, o campeonato realizado nos Trilhos do Paleozoico atribuiu também os títulos nacionais de equipas na distância de Trail Ultra. O EDV – Viana Trail alcançou primeiro lugar, beneficiando das classificações de Miguel Arsénio (1º), Leonel Cunha (8º) e Pedro Barros (10º). Em segundo lugar ficou o OCS – Arrábida Trail Team, com Roberto Baião (3º), Miguel Pires (7º) e Ricardo Carreira (14º), e em terceiro o Clube Desportivo de Espite, com António Almeida (2º), Filipe Costa (11º) e Pedro Ribeiro (15º).

Na classificação feminina de clubes o primeiro lugar foi para o Furfor Running Project, com Marisa Vieira (2ª), Cristina Arreiol (3ª) e Paula Ferreira (11ª), e o segundo lugar para o OCS – Arrábida Tral Team, com a campeã nacional Inês Marques, Estela Martinho (9ª), e Amélia Costa (12ª). O EDV – Viana Trail completou o pódio, com Patrícia Palma (15ª), Maria Verde (17ª) e Maria Correia (19ª).

trail running é uma das modalidades em maior crescimento a nível mundial, inclusive em Portugal onde se estimam mais de meio milhão de praticantes. A modalidade consiste na corrida a pé em trilhos e na natureza, sendo uma disciplina do atletismo.


Resultados provisórios do campeonato em 
https://resultados.stopandgo.pro/748/

Fotografias: Fritz Photography

       

Sobre o Autor

Ultimas Notícias

 
CN, Gala de Entrega de Prémios, Taça de Portugal
Campeonatos Nacionais Decorrem até 29 de Março, em my.atrp.pt, as inscrições para a prova que se disputa em Melgaço no próximo dia 6 de Abril. Os associados que reúnam as condições descritas no ponto 14 e seguintes do Regulamento Geral de Competições, podem-na efetivar, selecionando o item correspondente em myatrp.pt > Perfil > Conta,  ou,
Assembleia Geral Ordinária – convocatória
Caríssimo(a) Associado(a),  Na qualidade de Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, de acordo com os estatutos e nos termos do disposto no seu artigo 22.º convoco todos os associados para se reunirem em Assembleia Geral Ordinária no próximo dia 05 de Abril de 2024, pelas 21:00 horas,
Critérios Europeu de Trail e Montanha em Annecy 2024
Foram aprovados e publicados os critérios de seleção e de integração para o próximo Europeu de Trail e Montanha a realizar em Annecy, França, de 31 de Maio a 2 de Junho. Os documentos podem ser consultados no portal online da Federação Portuguesa de Atletismo, em: Critérios de Seleção: aqui Critérios de Integração: aqui ATRP
Novos Campeões Nacionais de Trail Ultra 2024
No passado domingo, 19 de fevereiro, decorreu em Santo Tirso, integrado no STUT, o 7º Campeonato Nacional de Trail Ultra, prova com 47km e 2300D+. Miguel Arsénio sagrou-se Campeão Nacional, num incrível tempo de 3:51.43. O atleta do EDV Viana Trail, recuperou assim o título que já tinha conquistado em 2022. O pódio foi completado
Taça de Portugal de Trail
Final da Taça de PortugalA final da Taça realizar-se-á na prova Ecological Trail Run, na Ribeira Grande – Ilha de S. Miguel, Açores, no dia 18 de novembro de 2023. Como habitualmente, os atletas que se apurem para esta final, seja pelo Circuito da Taça ATRP, seja por circuitos ou campeonatos regionais, ou já apurados no
Trail World Championship – Stubai 2023: Seleção de Trail
No âmbito das suas competências, o Selecionador Nacional e a Direção Técnica da ATRP, designaram para integrar a seleção de Trail e Montanha da Federação Portuguesa de Atletismo, tendo em conta o cumprimento dos critérios de integração, os seguintes atletas: Femininos: Ana Oliveira  Beatriz Alves  Cristina Arreiol  Ercília Machado Inês João  Marisa Vieira  Nádia Casteleiro