Secretário de Estado do Desporto enaltece ATRP na apresentação do Campeonato Nacional de Trail

● Secretário de Estado da Juventude e do Desporto enalteceu crescimento da modalidade e dos desportos na natureza na apresentação da competição
● Prova de corrida a pé nos trilhos e na natureza realiza-se a 11 de Abril e terá 35 quilómetros com 1.600 metros de desnível positivo
● Trail running é uma das modalidades em maior crescimento a nível mundial, inclusive em Portugal onde se estimam mais de meio milhão de praticantes
● Federação Portuguesa de Atletismo quer continuar a aprofundar a relação com a ATRP e fazer do atletismo a modalidade com mais federados no país

O Campeonato Nacional de Trail vai realizar-se no próximo dia 11 de Abril na Batalha, com partida e chegada na aldeia da Pia do Urso. Os atletas terão de enfrentar um percurso técnico de 35 quilómetros pela Serra d’Aire e Candeeiros e região envolvente, com uns exigentes 1.600 metros de desnível positivo.

A competição foi apresentada este fim de semana numa cerimónia que contou com a participação de João Paulo Rebelo, Secretário de Estado de Estado da Juventude e do Desporto, Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, e Rui Pinho, Presidente da ATRP – Associação de Trail Running de Portugal.
O trail running é uma das modalidades em maior crescimento a nível mundial, inclusive em Portugal onde se estimam mais de meio milhão de praticantes. A modalidade consiste na corrida a pé em trilhos e na natureza, sendo uma disciplina do atletismo.

João Paulo Rebelo reconheceu o crescimento da modalidade em Portugal, enaltecendo a ATRP “pela afirmação que tem vindo a fazer do trail running”, bem como a relação estabelecida com a Federação Portuguesa de Atletismo, “com uma visão muito futurista e inclusiva”.
O responsável governamental com a área do Desporto salientou que o Atletismo, onde se insere o trail running, “é uma modalidade importante e transversal às diversas fases da vida. E o Governo reconheceu isso desde o início desta pandemia, permitindo desde o primeiro estado de emergência a continuação da prática da corrida dada a importância para manter a boa forma física e a sanidade mental”.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto realçou a crescente importância dos desportos de natureza para a promoção dos territórios, afirmando que “a prática desportiva está cada vez mais associada ao crescimento da economia, através do turismo e de um conjunto de serviços que se desenvolvem justamente por estes eventos”.

Rui Pinho, presidente da ATRP, afirmou que o Campeonato Nacional de Trail “é uma oportunidade de promover a modalidade, de fomentar hábitos de vida saudável e de promover o território e a economia”, agradecendo o apoio e trabalho realizado pela Câmara Municipal da Batalha, pelo Atlético Clube de São Mamede – Trilhos do Pastor e demais entidades para fazer acontecer a prova.

“Queremos fazer do atletismo a modalidade com mais federados do país”

Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, revelou que a integração do trail running na Federação fez do Atletismo uma modalidade “ainda maior” e que “a família de atletismo ficou mais rica”, afirmando que a FPA e a ATRP vão “continuar a aprofundar a relação”. E acrescentou: “Queremos fazer do atletismo a modalidade com mais federados no país”. “É uma modalidade transversal a todas as idades”.
O presidente da FPA salientou também que o Campeonato Nacional de Trail “é uma prova disputada na montanha, com os desafios da natureza”, sendo um ambiente propício para trazer as crianças à sua prática. “A maior parte das crianças não conhecem a natureza, não têm tempo na natureza”. O trail running constitui uma oportunidade.
Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, afirmou o trail running “é uma modalidade importante para o país, para o território e para as pessoas”, e foi  isso que levou o município a apoiar a prova. “Através desta competição, queremos fomentar a prática da modalidade no concelho, que está muito associada ao turismo de natureza, promover hábitos de vida saudável e dar a conhecer o espaço e o território da Batalha”, afirmou na apresentação da prova, que decorreu no Eco Parque Sensorial da Pia do Urso.

Percurso exigente na Serra d’ Aire e Candeeiros

O Campeonato Nacional de Trail decorre nos Trilhos do Pastor, num percurso técnico de 35 quilómetros marcado pelo terreno rochoso característico da região e por um desnível positivo de cerca de 1.600 metros de desnível positivo com um constante sobe e desce pelo duro terreno calcário da Serra de S. Mamede.

A prova é constituída maioritariamente por trilhos técnicos, estradões e carreiros nas serras e vales do Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros e do maciço calcário estremenho. Os atletas vão passar por locais únicos como a Pia do Urso e respetivo Eco Parque Sensorial, o Reguengo do Fetal, o Buraco Roto, a aldeia milenar de Alqueidão da Serra ou a Escarpa de Falha do Reguengo do Fétal.

O percurso inclui a passagem por alguns dos pontos mais altos da região, permitindo vistas espetaculares de Fátima, com o seu Santuário, da Serra da Lousã, da Serra de Aire e Candeeiros e inclusive das ilhas das Berlengas.

O Campeonato Nacional de Trail é coorganizado pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, em articulação com a Federação Portuguesa de Atletismo, e pela Câmara Municipal da Batalha. A prova tem a corresponsabilidade técnica do Atlético Clube de São Mamede e a colaboração da Junta de Freguesia de São Mamede.

       

Sobre o Autor

Ultimas Notícias

 
A ATRP decidiu atribuir a organização da prova Campeonato Nacional de Trail Ultra 2022, aos Trilhos do Paleozóico. A prova disputar-se-á no dia 19 de Março, sábado, terá cerca de 48 km com mais de 2500 m de desnível positivo acumulado, desenhada num exigente serpenteado nas serras do Porto e com saída e chegada na
Taça de Portugal de Trail 20/21
António Almeida e Paula Soares sagraram-se vencedores da Taça de Portugal 2021, que decorreu na ilha da Graciosa, Açores. A ilha Graciosa recebeu este sábado, 18 de dezembro, a segunda edição do Windmills Trail, prova de trail running com a chancela Azores Trail Run® que acolheu a final Taça de Portugal de Trail da Associação
Campeonatos nacionais e Calendário de competições 2021/2022
Datas e candidaturas à co-organização dos campeonatos nacionais A ATRP, no âmbito das competências acordadas com a Federação Portuguesa de Atletismo, decidiu avançar com a calendarização das provas Campeonato Nacional e abrir concursos para a co-organização das mesmas – exceto Trail Ultra Endurance que se mantém agendado para Portalegre, fazendo parte do evento Ultra Trail
Época 2021/2022
ÉPOCA 2021/2022   Período de transferências até dia 15 de Novembro Calendário de competições aguarda confirmação oficial da data do mundial, que deverá acontecer esta semana. Eventos que pretendam integrar os circuitos nacionais devem submeter certificação – caso ainda não o tenham feito – até 7 de Novembro Final da Taça de Portugal deverá realizar-se
Convocatória Seleção Nacional para o Mundial na Tailândia
Convocatória Seleção Nacional para o Mundial na Tailândia
Hugo Gonçalves e Paula Barbosa, Campeões Nacionais Ultra Endurance 20/21
HUGO GONÇALVES E PAULA BARBOSA SÃO OS NOVOS CAMPEÕES NACIONAIS DE TRAIL ULTRA ENDURANCE   Prova de 100 quilómetros de corrida a pé na natureza realizou-se em Vila Nova de Paiva, num percurso com cerca de 4.000 metros de desnível positivo Novos campeões nacionais pré-selecionados para o Mundial na Tailândia Team Trail Bifase e EDV