Secretário de Estado do Desporto enaltece ATRP na apresentação do Campeonato Nacional de Trail

● Secretário de Estado da Juventude e do Desporto enalteceu crescimento da modalidade e dos desportos na natureza na apresentação da competição
● Prova de corrida a pé nos trilhos e na natureza realiza-se a 11 de Abril e terá 35 quilómetros com 1.600 metros de desnível positivo
● Trail running é uma das modalidades em maior crescimento a nível mundial, inclusive em Portugal onde se estimam mais de meio milhão de praticantes
● Federação Portuguesa de Atletismo quer continuar a aprofundar a relação com a ATRP e fazer do atletismo a modalidade com mais federados no país

O Campeonato Nacional de Trail vai realizar-se no próximo dia 11 de Abril na Batalha, com partida e chegada na aldeia da Pia do Urso. Os atletas terão de enfrentar um percurso técnico de 35 quilómetros pela Serra d’Aire e Candeeiros e região envolvente, com uns exigentes 1.600 metros de desnível positivo.

A competição foi apresentada este fim de semana numa cerimónia que contou com a participação de João Paulo Rebelo, Secretário de Estado de Estado da Juventude e do Desporto, Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, e Rui Pinho, Presidente da ATRP – Associação de Trail Running de Portugal.
O trail running é uma das modalidades em maior crescimento a nível mundial, inclusive em Portugal onde se estimam mais de meio milhão de praticantes. A modalidade consiste na corrida a pé em trilhos e na natureza, sendo uma disciplina do atletismo.

João Paulo Rebelo reconheceu o crescimento da modalidade em Portugal, enaltecendo a ATRP “pela afirmação que tem vindo a fazer do trail running”, bem como a relação estabelecida com a Federação Portuguesa de Atletismo, “com uma visão muito futurista e inclusiva”.
O responsável governamental com a área do Desporto salientou que o Atletismo, onde se insere o trail running, “é uma modalidade importante e transversal às diversas fases da vida. E o Governo reconheceu isso desde o início desta pandemia, permitindo desde o primeiro estado de emergência a continuação da prática da corrida dada a importância para manter a boa forma física e a sanidade mental”.

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto realçou a crescente importância dos desportos de natureza para a promoção dos territórios, afirmando que “a prática desportiva está cada vez mais associada ao crescimento da economia, através do turismo e de um conjunto de serviços que se desenvolvem justamente por estes eventos”.

Rui Pinho, presidente da ATRP, afirmou que o Campeonato Nacional de Trail “é uma oportunidade de promover a modalidade, de fomentar hábitos de vida saudável e de promover o território e a economia”, agradecendo o apoio e trabalho realizado pela Câmara Municipal da Batalha, pelo Atlético Clube de São Mamede – Trilhos do Pastor e demais entidades para fazer acontecer a prova.

“Queremos fazer do atletismo a modalidade com mais federados do país”

Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, revelou que a integração do trail running na Federação fez do Atletismo uma modalidade “ainda maior” e que “a família de atletismo ficou mais rica”, afirmando que a FPA e a ATRP vão “continuar a aprofundar a relação”. E acrescentou: “Queremos fazer do atletismo a modalidade com mais federados no país”. “É uma modalidade transversal a todas as idades”.
O presidente da FPA salientou também que o Campeonato Nacional de Trail “é uma prova disputada na montanha, com os desafios da natureza”, sendo um ambiente propício para trazer as crianças à sua prática. “A maior parte das crianças não conhecem a natureza, não têm tempo na natureza”. O trail running constitui uma oportunidade.
Paulo Batista Santos, Presidente da Câmara Municipal da Batalha, afirmou o trail running “é uma modalidade importante para o país, para o território e para as pessoas”, e foi  isso que levou o município a apoiar a prova. “Através desta competição, queremos fomentar a prática da modalidade no concelho, que está muito associada ao turismo de natureza, promover hábitos de vida saudável e dar a conhecer o espaço e o território da Batalha”, afirmou na apresentação da prova, que decorreu no Eco Parque Sensorial da Pia do Urso.

Percurso exigente na Serra d’ Aire e Candeeiros

O Campeonato Nacional de Trail decorre nos Trilhos do Pastor, num percurso técnico de 35 quilómetros marcado pelo terreno rochoso característico da região e por um desnível positivo de cerca de 1.600 metros de desnível positivo com um constante sobe e desce pelo duro terreno calcário da Serra de S. Mamede.

A prova é constituída maioritariamente por trilhos técnicos, estradões e carreiros nas serras e vales do Parque Natural das Serras d’Aire e Candeeiros e do maciço calcário estremenho. Os atletas vão passar por locais únicos como a Pia do Urso e respetivo Eco Parque Sensorial, o Reguengo do Fetal, o Buraco Roto, a aldeia milenar de Alqueidão da Serra ou a Escarpa de Falha do Reguengo do Fétal.

O percurso inclui a passagem por alguns dos pontos mais altos da região, permitindo vistas espetaculares de Fátima, com o seu Santuário, da Serra da Lousã, da Serra de Aire e Candeeiros e inclusive das ilhas das Berlengas.

O Campeonato Nacional de Trail é coorganizado pela ATRP – Associação de Trail Running de Portugal, em articulação com a Federação Portuguesa de Atletismo, e pela Câmara Municipal da Batalha. A prova tem a corresponsabilidade técnica do Atlético Clube de São Mamede e a colaboração da Junta de Freguesia de São Mamede.

       

Sobre o Autor

Ultimas Notícias

 
Campeonato Nacional de Trail Sprint – Inscrições
Estão a decorrer as inscrições para a prova “Campeonato Nacional de Trail Sprint”, que decorrerá em Tondela, no dia 5 de Abril. Os atletas com condições de elegibilidade para a
Comunicado Mesa da Assembleia Geral
No passado dia 9, Manuel Maria Carapinha Correia, comunicou à Mesa da Assembleia Geral a demissão do cargo de Fiscal Único.A ATRP agradece o trabalho desenvolvido na Associação desejando as
Comunicado da Mesa da Assembleia Geral
No seguimento dos acontecimentos verificados na Assembleia Geral Eleitoral de 8 de fevereiro e do impacto que estes tiveram no regular funcionamento da ATRP, cabe-me informar que:  Face a estas
Comunicado da Mesa da AG
No passado dia 21, Filipa Alexandra Vilar, comunicou à Mesa da Assembleia Geral a demissão do cargo de Presidente.A ATRP agradece o trabalho desenvolvido na Associação desejando as maiores felicidades
Comunicado da Mesa da Assembleia Geral
Foi realizada ontem, na sede da ATRP, em Miranda do Corvo, na presença de dois delegados de cada uma das listas candidatas, convocados para o efeito, a conferência dos documentos
Comunicado da Mesa da Assembleia Geral
Comunicado da Mesa da Assembleia Geral No seguimento do ato eleitoral com vista à eleição dos Órgãos Sociais da Associação, que teve lugar no último dia 8, e após a