Seleção Nacional de Trail vai levar 16 atletas ao mundial

  • Hélio Fumo, Dário Moitoso e André Rodrigues já estão apurados nos homens, bem como Marisa Vieira, Inês Marques e Mariana Machado nas mulheres.
  • Critérios de seleção e integração foram hoje divulgados pela ATRP e pela Federação Portuguesa de Atletismo.
  • Mundial realiza-se de 11 a 14 de novembro na Tailândia.

 

A ATRP e a Federação Portuguesa de Atletismo divulgam os critérios de seleção e integração na Seleção Nacional de Trail Running que vai disputar o Campeonato do Mundo da modalidade. O World Mountain & Trail Running Championships vai realizar-se de 11 a 14 novembro de 2021 na Tailândia e, relativamente à Seleção Nacional de Trail Running, contará com a presença de 16 atletas nas provas de trail running – 8 masculinos e 8 femininos – repartidos igualmente entre as duas provas, que terão cerca de 40 quilómetros e 80 quilómetros.

Hélio Fumo, Dário Moitoso e André Rodrigues já estão apurados nos homens, bem como Marisa Vieira, Inês Marques e Mariana Machado nas mulheres. Estes atletas foram campeões nacionais de trail em 2020 e 2021 ou de trail ultra no ano passado.

De acordo com os critérios divulgados pela ATRP e pela FPA, os vencedores masculino e feminino dos campeonatos nacional de Trail Ultra e Trail Ultra Endurance de 2021 também serão apurados para integrar a Seleção Nacional.

O Campeonato Nacional de Trail Ultra Endurance realiza-se no próximo dia 15 de maio em Vila Nova de Paiva, no Demo Trail, num percurso que terá cerca de 100 quilómetros e 4.000 metros de desnível positivo, numa coorganização com a equipa Runners do Demo/Malhadinha Clube e com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva.

Já o Campeonato Nacional de Trail Ultra decorre a 18 de Julho no Trail Porto da Cruz Natura, na Madeira, num percurso de cerca de 48 quilómetros e 3.000 metros de desnível positivo, numa coorganização com a Junta de Freguesia do Porto da Cruz.

Os restantes seis atletas – três homens e três mulheres – serão selecionados por wild-card, nomeadamente tendo em consideração os resultados nos campeonatos nacionais de 2020 e 2021, os resultados no Campeonato do Mundo de Trail de 2019 e o ranking ITRA.

O trail running é uma das modalidades em maior crescimento a nível mundial, inclusive em Portugal onde se estimam mais de meio milhão de praticantes. A modalidade consiste na corrida a pé em trilhos e na natureza, sendo uma disciplina do atletismo.

 

Download dos critérios de seleção e integração na Seleção Nacional de Trail Running aqui

 

       

Sobre o Autor

Ultimas Notícias

 
A ATRP decidiu atribuir a organização da prova Campeonato Nacional de Trail Ultra 2022, aos Trilhos do Paleozóico. A prova disputar-se-á no dia 19 de Março, sábado, terá cerca de 48 km com mais de 2500 m de desnível positivo acumulado, desenhada num exigente serpenteado nas serras do Porto e com saída e chegada na
Taça de Portugal de Trail 20/21
António Almeida e Paula Soares sagraram-se vencedores da Taça de Portugal 2021, que decorreu na ilha da Graciosa, Açores. A ilha Graciosa recebeu este sábado, 18 de dezembro, a segunda edição do Windmills Trail, prova de trail running com a chancela Azores Trail Run® que acolheu a final Taça de Portugal de Trail da Associação
Campeonatos nacionais e Calendário de competições 2021/2022
Datas e candidaturas à co-organização dos campeonatos nacionais A ATRP, no âmbito das competências acordadas com a Federação Portuguesa de Atletismo, decidiu avançar com a calendarização das provas Campeonato Nacional e abrir concursos para a co-organização das mesmas – exceto Trail Ultra Endurance que se mantém agendado para Portalegre, fazendo parte do evento Ultra Trail
Época 2021/2022
ÉPOCA 2021/2022   Período de transferências até dia 15 de Novembro Calendário de competições aguarda confirmação oficial da data do mundial, que deverá acontecer esta semana. Eventos que pretendam integrar os circuitos nacionais devem submeter certificação – caso ainda não o tenham feito – até 7 de Novembro Final da Taça de Portugal deverá realizar-se
Convocatória Seleção Nacional para o Mundial na Tailândia
Convocatória Seleção Nacional para o Mundial na Tailândia
Hugo Gonçalves e Paula Barbosa, Campeões Nacionais Ultra Endurance 20/21
HUGO GONÇALVES E PAULA BARBOSA SÃO OS NOVOS CAMPEÕES NACIONAIS DE TRAIL ULTRA ENDURANCE   Prova de 100 quilómetros de corrida a pé na natureza realizou-se em Vila Nova de Paiva, num percurso com cerca de 4.000 metros de desnível positivo Novos campeões nacionais pré-selecionados para o Mundial na Tailândia Team Trail Bifase e EDV